sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Alimente essa idéia!



O que fazer com a nossa saúde?
Quais os perígos que corremos ao nos alimentarmos bem ou mal?
Vamos analizar alguns pontos?
Leia as matérias abaixo e discuta com o grupo:
1- comer muito?
2- comer pouco?
3-ou comer bem?

http://saude.abril.com.br/

CARDÁPIO DO DIA:


HORA DO BANQUETE DE LEITURA:


DICAS DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Festas, festas e mais festas. Essa foi a rotina das últimas semanas, não é mesmo? Confraternizações regadas a muita, mas muita comida. Se depois de tanta alegria, o que restou agora te deixa preocupado, principalmente em relação ao peso (ou ao excesso dele), nada mais oportuno do que voltar ao equilíbrio. Se não sabe por onde começar, se pretende ir para o "tudo ou nada", espere um pouco! Será que vale a pena?


O nosso corpo, quando entra em uma alta restrição alimentar, não entende o que está acontecendo Isso significa que ele não sabe se a deficiência energética é porque desejamos um corpo mais bonito ou para ficarmos mais saudáveis. Sua meta é perder peso? Nós ajudamos você na luta contra a balança. e saiba como. Imagine-se no deserto, onde há pouca comida, pouca água. O que acontecerá quando encontrar alimento e bebida? Nada mais natural do que comermos mais para nos prepararmos para a próxima restrição. Pois bem, é isso que o nosso organismo faz. Se você alterna momentos de alta restrição com abundância de alimentos e, conseqüentemente de calorias, o corpo estocará o pouco que ele receberá para se preparar para a próxima deficiência, dificultando o emagrecimento O que isso significa? Que altas restrições alimentares não são boas para você. Isso não irá ajudá-lo a eliminar peso com saúde e muito menos o ajudará no período de manutenção. Então, esqueça o "tudo ou nada" e siga as próximas 60 dicas para que possa se livrar do excesso das festas e se preparar para cumprir a promessa de ter saúde. Afinal, saúde está diretamente relacionada com a alimentação adequada. Você duvida disso?
1. Evite dietas milagrosas em que há uma grande eliminação de peso em um curto período de tempo.
2. Não faça uma alimentação baseada em somente um tipo de alimento ou nutriente.
3. Mesmo tendo exagerado nos dias anteriores, faça, pelo menos, 5 refeições por dia.
4. Pequenos lanches entre as refeições principais irão evitar a vontade de devorar o primeiro prato que encontrar pela frente.
5. Não belisque entre as refeições.
6. Esqueça dos snaks (salgadinhos) e da bolacha recheada.
7. Deixe na gaveta do escritório barrinha de cereais, bolacha integral (ingira, no máximo, 3 unidades).
8. Frutas e iogurtes light são excelentes lanches.
9. Se tiver vontade de comer um doce, coma-o. Mas lembre-se: somente um pedaço ou unidade. Isso é melhor do que devorar uma caixa de bombom no final do dia.
10. Comece sempre as refeições por um caprichado prato de saladas.
11. Evite o uso de óleos para temperar as saladas. Use vinagre ou suco de limão.
12. Macarrão é permitido, mas cuidado com o molho.
13. Molho branco, quatro queijos, bolonhesa são muito mais calóricos quando comparados com o ao sugo. Portanto...
14. Não repita a refeição.
15. Evite beber refrigerantes, mesmo os light ou diet.
16. Evite água gaseificada. Bebidas com gás dilatam o estômago dando uma falsa sensação de saciedade.
17. Bebidas energéticas tipo Gatorade devem ser evitadas. São calóricas e, para não atletas, a água ainda é o melhor hidratante.
18. Prefira sucos naturais.
19. Utilize adoçantes nos sucos e no cafezinho.
20. Beba, no máximo, 4 xícaras pequenas de café por dia.

COMO DEVE SER UMA BOA ALIMENTAÇÃO?


DETETIVE EM AÇÃO:
Vamos jogar ? Você vai virar detetive! Veja os hábitos alimentares desses adolescentes e use a sua inteligência para não cometer os mesmos erros que eles.
CLICK NO LINK ABAIXO PARA JOGAR:
http://members.kaiserpermanente.org/kpweb/richmedia/feature/amazingFoodDetective/index.htm

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

AVALIAÇÃO NUTRICIONAL


É HORA DE VÊ COMO ESTÁ SUA SAÚDE E SUA ALIMENTAÇÃO
NO SITE: www.minhavida.com.br/ EXISTE UMA AVALIAÇÃO NUTRICIONAL
REALIZE-A , VOCÊ VERÁ COMO ANDA SEUS HABITOS ALIMENTARES!
ESPERO QUE ESTEJA COMENDO ADEQUADAMENTE!

VEJA O QUE APRENDEU:
















PIRÂMIDE ALIMENTAR



A Pirâmide dos Alimentos representa atualmente a melhor ferramenta para entendermos o conceito de uma alimentação saudável e balanceada e de reeducação alimentar.
Ela foi criada em 1992 pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) e é utilizada até hoje com referência em Programas de Alimentação.
A Pirâmide divide os alimentos em grupos alimentares e em porções recomendadas para o consumo diário. Assim, devemos incluir todos os grupos e as porções indicadas, a fim de garantir ao organismo os nutrientes que ele necessita para se ter uma boa saúde.
Os principais grupos alimentares estabelecidos pela Pirâmide Alimentar são (em ordem decrescente de consumo):
pães, arroz, cereais, farinhas e massas em geral (6-11 porções): alimentos fontes de carboidratos complexos, vitaminas do complexo B e fibras.
Hortaliças (3-5 porções) e frutas (2-4 porções): alimentos fontes de vitaminas e sais minerais e fibras.
Leite e derivados (2-3 porções): alimentos fontes de proteína e cálcio.
Carnes, aves, peixes, ovos e feijões (2-3 porções): alimentos fontes de proteína, ferro, e outros minerais.
Gorduras, óleos e açúcar: alimentos fontes de ácidos graxos essenciais, vitamina E (gorduras e óleos) e energia. Por serem excessivamente calóricos devem ser consumidos moderadamente.
Assim, observamos que somente com mudança de hábitos alimentares e reformulação/ adequação da nossa dieta, de acordo com o modelo proposto pela Pirâmide Alimentar, poderemos alcançar uma alimentação com qualidade e mais saúde.
GRUPO STAR.

HORA DE COLOCAR EM PRATOS LIMPOS: VAMOS JOGAR?



http://www.njogos.com.br/jogar/1418/Jogos_Educativos._Roda_dos_Alimentos/

http://www.njogos.com.br/jogar/1418/Jogos_Educativos._Roda_dos_Alimentos/

A GENTE É O QUE COME




















http://www.youtube.com/watch?v=cWybBHKZnZg

http://www.youtube.com/watch?v=uKnMDqTr_mk&feature=related



RIR TAMBÉM FAZ BEM À SAÚDE!


O sabor que tem as palavras em uma boa leitura.
Sanduiche delicioso é um momento de lazer.
Beber da água pura que jorra da fonte musical brasileira.
e de sobremesa um bom milkshake de risos...












Esses videos são realmente D+:

http://www.youtube.com/watch?v=zhtL44j0NsE

http://www.youtube.com/watch?v=V-XNLmEKmp0&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=3OfYMsRabRs&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=qDQdh4OgguM

Quer saber mais?

Sugestões de consultas sobre:
1- Obesidade.
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?303

2- Anorexia:
http://www.psicosite.com.br/tra/ali/anorexia.htm

3-Boa saúde:
http://www.nutricaoportal.com.br/