quinta-feira, 20 de novembro de 2008

VEJA O QUE APRENDEU:
















PIRÂMIDE ALIMENTAR



A Pirâmide dos Alimentos representa atualmente a melhor ferramenta para entendermos o conceito de uma alimentação saudável e balanceada e de reeducação alimentar.
Ela foi criada em 1992 pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) e é utilizada até hoje com referência em Programas de Alimentação.
A Pirâmide divide os alimentos em grupos alimentares e em porções recomendadas para o consumo diário. Assim, devemos incluir todos os grupos e as porções indicadas, a fim de garantir ao organismo os nutrientes que ele necessita para se ter uma boa saúde.
Os principais grupos alimentares estabelecidos pela Pirâmide Alimentar são (em ordem decrescente de consumo):
pães, arroz, cereais, farinhas e massas em geral (6-11 porções): alimentos fontes de carboidratos complexos, vitaminas do complexo B e fibras.
Hortaliças (3-5 porções) e frutas (2-4 porções): alimentos fontes de vitaminas e sais minerais e fibras.
Leite e derivados (2-3 porções): alimentos fontes de proteína e cálcio.
Carnes, aves, peixes, ovos e feijões (2-3 porções): alimentos fontes de proteína, ferro, e outros minerais.
Gorduras, óleos e açúcar: alimentos fontes de ácidos graxos essenciais, vitamina E (gorduras e óleos) e energia. Por serem excessivamente calóricos devem ser consumidos moderadamente.
Assim, observamos que somente com mudança de hábitos alimentares e reformulação/ adequação da nossa dieta, de acordo com o modelo proposto pela Pirâmide Alimentar, poderemos alcançar uma alimentação com qualidade e mais saúde.
GRUPO STAR.

HORA DE COLOCAR EM PRATOS LIMPOS: VAMOS JOGAR?



http://www.njogos.com.br/jogar/1418/Jogos_Educativos._Roda_dos_Alimentos/

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